quinta-feira, 28 de maio de 2009

Tempo Pascal



UNIDADE


O teu olhar me atravessou de lado a lado.
Dos meus olhos vazados, do meu peito
Saíram água e sangue e a luz mais pura –
A luz dos meus olhos vazados inundou o mundo.

Os homens céticos, as velhas, as mulheres,
Todos os desesperados do mundo se afogam
Na minha luz, na minha líquida iluminação –
E os anjos batem as asas brancas no céu azul.

Eu quero a plenitude da palavra amor.
Eu quero a plenitude do Ágape.
Deus me sustenta na sua mão absoluta.

As árvores cantam a música na lira do vento.
As tempestades levam as penas dos pássaros
E dos homens para a unidade de Deus.



TEMPO PASCAL


Espero a ressurreição dos mortos.
É tão simples a vida do homem puro
Que espera a segunda vinda do Senhor
Como quem espera o trem na estação.

O fogo dança nos lampiões, volta-se para o alto,
Os cadáveres das crianças sorriem beatíficos,
As flores crescem dos túmulos para o sol,
Os pássaros revoam com o delírio da luz.

O meu pai segue com o arado abrindo a terra,
A minha mãe cultiva as dálias da manhã
Nas fazendas de Deus, nos jardins do eterno.

Atravessei os areais do deserto na noite,
Mastiguei as pedras da aranha da angústia.
Espero a ressurreição como quem espera a chuva.


ANIVERSÁRIO

Hoje meu pai faz anos
dormindo sua morte,
mas não para sempre.

__________________________

Foto: Sônia Brandão

13 comentários:

Anônimo disse...

Muito lindo!
Bjs.

Adriana Godoy disse...

Que lindeza, José Carlos. Poemas que arrebatam e nos deixam uma sensação boa, de beleza, de qualidade. O último sobre seu pai é de morrer de emoção. Amei. Beijo.

nydia bonetti disse...

José Carlos...

Só nos resta dizer: AMEM!

Magníficos!!! Ler poemas assim nos conforta e nos torna melhores...

Um beijo

EDUARDO POISL disse...

Muito lindo

Venho aqui agradecer tua visita e comentário deixado no meu novo blogger, fiquei muito feliz e espero que volte sempre.
Abraços do amigo Eduardo Poisl

BAR DO BARDO disse...

Condensação lírica. Quer aprender? Leia JCB!

Cris Animal disse...

Vc me emociona sempre. Por tudo!

beijo grande

Anônimo disse...

O que é isso???
Estou aqui a ler e reler, ler e reler, ler e reler ...
Se eu pudesse embrulharia
tudo em papel de presente e mandaria esses poemas para Adélia Prado. Tenho certeza absoluta que ela iria ler e reler, ler e reler, ler e reler cada um deles, pois o seu coração pediria um tempo para absorver a beleza dos seus versos.
Vou parar de falar e voltar a leitura pois o meu coração ainda pede mais !!!
Graaaaaaaaaannnnnnnnnnnnnnnnnnde abraço!

Sonia Schmorantz disse...

Decore sua alma ,
da forma mais linda que souber,
com uma poesia que lhe toque o coração,
para que na sua mudez, seja feliz,
pois alma que é, será sempre sua,
sem que ninguém no mundo a tire de você.
(Eda Carneiro da Rocha)

Desejo a você um maravilhoso final de semana,
Com muita paz e carinho.

Sônia

Lylian disse...

Amigo Zé Carlos, mago das letras, com sensibilidade impar...belíssimos poemas para embalar minhas tardes de sábado...adorei!Bjs n'alma...Lylian

EDUARDO POISL disse...

"Não sou como a abelha saqueadora que vai sugar o mel de uma flor, e depois de outra flor. Sou como o negro escaravelho que se
enclausura no seio de uma única rosa e vive nela até que ela feche as pétalas sobre ele; e abafado neste aperto supremo, morre
entre os braços da flor que elegeu."

( Roger Martin)

Passando para desejar um final de semana com muito amor e carinho.
Abraços do amigo Eduardo Poisl

Anônimo disse...

Vc sempre tão carinhoso, tão delicado comigo!
Vc é um amor!
Bjs.

tchi disse...

Ciclos de vida à luz do poema.

Beijinhos.

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, Brandão:

Andando por aqui, e lendo muito dos ‘poemas breves’ elejo ‘O cachorro’ e nos Poemínimos ‘Infância’ e ‘Aniversário’: belos! Fazem pensar...

Agora, já em ‘Unidade’, gostei demais do primeiro poema, perfeito!
Bjs e sempre meu obrigada!
Tais luso