sexta-feira, 1 de maio de 2009

Parabéns, Fortaleza







Dia 12: show de aniversário de Fortaleza, 283 anos. Imaginava Fortaleza mais velha, mas é bela. Mona Gadelha, por falta de uma Mona Lisa, introduz o show. Mona Gadelha é a imagem de Fortaleza, juventude, vitalidade da juventude, e beleza.

Ednardo entra e comove o público por quase duas horas. Ednardo não deixou Fortaleza: leva-a no coração. Fortaleza não deixou Ednardo: canta com ele as suas músicas, leva Ednardo no coração.

Mona canta blues. Ednardo, mal entra, sente-se a voz do cearense. Linda a “Aurora” de Ednardo: “Abre as janelas, manhã.” Enfim, temos a presença da poesia. Imagens palpáveis, plásticas. Canta a bela “Calu”, de Humberto Teixeira.

Gostei do “Dono dos teus olhos” – ritmo e imagens fortes. Juntando-se a outras composições, comprova-se o gosto de cantar a dor de cotovelo. Não por acaso, uma das músicas chama-se Lupicínica, lembrando Lupicínio Rodrigues, que era o poeta de dor de corno. Grandes poetas, Lupicínio e Ednardo.

Outras músicas: “Reizado”, “Art. 26”, “Amor de Estalo”, “Longarinas”, “Terral”, “Carneiro”, “Enquanto engoma”. O povo, uma praia apinhada de admiradores, vibrou com “Maresia”, “Manga Rosa”, “Doroty L”Amour” e, por fim, “Pavão Misterioso”.

Um senhor cheio de graças atrás de mim – um gozador?, figura popular pitoresca? Ednardo dedica uma música ao Augusto – seria o irmão, ali perto de mim? Depois nova música, lembrando muitos artistas que mantiveram de pé a arte em Fortaleza, aglutinados no festival Massafeira – em especial o Augusto Fontes, não o companheiro alegre a meu lado, mas o grande compositor e animador cultural.

Massafeira pode ter sido apenas um festival, mas fez história – e a História merece ser respeitada. Ednardo merece ser e é respeitado: – a sua empatia com o público é grande, está na pele, está nas veias como seiva.

As ondas do mar cantam louvando Fortaleza. O vento canta fazendo dançar as folhas das árvores. Um pavão misterioso ajuda a cantar com o mistério do seu voar. Alguma coisa não é certa, não, mas a beleza persiste no canto e no voo do pavão chamado Ednardo.

______________________________________________

7 comentários:

BAR DO BARDO disse...

ednardo é um monumento volante...

do brasil...

digo, do mundo.

Victor Gil disse...

Oi J.C.
Bem vindo ao nosso convivio. Então as baterias já estão carregadas? Espero que sim. Já faltava por aqui tua palavra.
Um abraço
Victor Gil

Cristiano Melo disse...

Caro Brandão,
Que surpresa agradável ver a minha cidade natal apreciada com suas letras e fotografias. Os verdes mares do Dragão do Mar encantam.
Abraços agradecidos

Judô e Poesia disse...

É a alegria do buscador de jóias, o brilho da gema perfeita, na mão do buril que a sabe lapidar. Abraços. Domingos.

Anônimo disse...

Lindas imagens. Fortaleza é uma cidade muito bela. Seja Bem-vindo amigo.

Abraços.

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Prezado Zé Carlos.Ainda ontem, dia 03 de maio,falávamos eu e um amigo,sobre Ednardo, do qual sou muito fã. E Fortaleza com certeza é uma das mais belas capitais do noss lindo Brasil. Não vi pessoalmente, mas vejo nos postais.Um abraço e obrigado pela visita

Anônimo disse...

pô, zé, matou:
morei em fortá entre 85/86, trabalhei na rádiio povo (aí, nonato!), me apaixonei (beijo, marlene), curti a cidade e mona gadelha cantando "cor de sonho"...
brincadeira...
obrigado!