quarta-feira, 13 de maio de 2009

Gritos e sussurros



O GRITO

Quem me ouvirá
se eu gritar no escuro
quando os anjos dormem?


O SUSSURRO

A aranha devorou
a pequena abelha
e a ordem do universo não mudou.


A REVELAÇÃO

Sempre leio o Apocalipse
à procura das últimas notícias.
Encontro as primeiras.


GÊNESE

Poesia se faz com palavras
e sangue pulsando.
Do sangue nascem as palavras.


O GAVIÃO

Primeiro ouve-se um grasnido.
Depois um gavião leva-me os olhos
para que eu veja o sangue do alto.


VÊNUS

Quando criança quebrei uma Vênus de gesso.
Foi minha primeira obra de arte
e a constatação: o criador destrói a criatura.


A ÁRVORE E A CRUZ

O poeta vai ao dentista
mas não deixa a poesia do lado de fora.
A poesia senta-se com ele na cadeira de tortura,
abre a boca com ele, geme, sofre,
às vezes ganha a forma de um poema.

___________________________________

Foto: Sônia Brandão

11 comentários:

Victor Gil disse...

Oi J. C.
Regressou e gritou, sussurrou, revelou-se, passou pela gênese, viu o gavião, partiu a Vénus, mas a sua cruz foi o dentista.
Medo de dentista,ahahahaha...... A minha esposa trabalha num dentista, e não é assim tão mau ouvir as brocas e as sondas a assobiar. Quando quiseres eu marco uma consulta.
Um abraço
Victor Gil

Angela Ladeiro disse...

Só a experiência tira os medos! Há que viver a vida e enfrentar...

BAR DO BARDO disse...

seus epigramas & hai-kus alcançam o primor com uma aparente muita facilidade...

(quanto trabalho por trás disso, imagino).

Adriana Godoy disse...

Adorei, seus poemetos trazem garndes sentidos e são encharcados de poesia. Adorei, beijo.

Anônimo disse...

Cheguei pelas mãos do comentário que você deixou no blog da Graça Graúna.
Mais um poeta para minhas visitas.
Grande abraço!

Unknown disse...

que saudade que eu tinha! :)

destaco Vênus! fabuloso.

maria josé quintela disse...

os anjos não dormem. só fingem que dormem.:)



um abraço e obrigada pela presença constante.

Graça disse...

Adorei o Grito...

Beijo

Anônimo disse...

Olá!
Passei pra conhecer o seu blog e acho que não saio mais.
Passa lá em casa(blog)para uma visitinha.
Será um prazer te receber.
Abrs.

Anônimo disse...

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Abrs.

isabel mendes ferreira disse...

reveladamente o Poema!!!!



.



abraço.