domingo, 17 de outubro de 2010

O circo de cavalinhos



Os cavalos loucos

Os cavalos loucos cavalgam na lua.
São cavalos cegos e tocam música
e cantam versos verdes e vermelhos
e cantam com um peixe na garganta.

Os cavalos loucos comem na minha mão,
comem milho e ouro cantando baixinho.
São cavalos felizes e riem de mansinho
e gargalham com a chuva e com as árvores.

Um dia pegou fogo nos cavalos loucos,
o carrossel girava, girava em chamas.
Sobrou apenas a alma dos cavalos loucos,

sobraram os olhos dos cavalos queimados.
Os olhos doíam e choravam lágrimas de fogo,
os olhos de fogo eram a alma dos cavalos loucos.

__________

A Ignácio de Loyola Brandão

___________

Ignácio de Loyola Brandão esteve em Bauru há uns dois anos e contou a história do circo de cavalinhos do seu avô, que eu recrei à minha maneira neste poema.

___________

11 comentários:

Fátima Guerra (Mellíss) disse...

Brandão

Você recria o cenário com as cores do seu coração, deixando suas digitais em cada detalhe.
- que lindo !
É uma alegria ter seus comentários no meu blog.
Carinho e admiração,
Fátima Guerra

Unknown disse...

Lindo, José Carlos!

Amo os loucos, os coxos, os que não estão dentro da normalidade que a sociedade criou.

Esses cavalos loucos, me encantaram e por pouco a emoção não tomou conta de mim.

Uma criação só sua e da sua genialidade!

Parabéns!

Beijos

Mirze

Gerana Damulakis disse...

Primoroso! Como sempre.

nydia bonetti disse...

1-
houve
dias de carrossel com margaridas
nos cascos
dos cavalos de pau
2-
leituras pueris
nas interfaces do jornal
3-
o panda
da minha infância ao Tibet retornou
cativo
agora clama por liberdade


Teus poemas me inspiram, JC. :) Teus cavalos loucos me fizeram viajar - do parque de diversões da minha infância ao Tibet, onde os pandas agonizam... Beijos!

dade amorim disse...

Perfeito e bonito, como tudo que você faz.

Beijo.

cristinasiqueira disse...

Oi José Carlos,

Lindos e loucos teus cavalos que se fizeram em almas,em olhos de fogo.

Belo e delicioso poema.

Carinho,


Cris


Venha me visitarno www.cristinasiqueira.blogspot.com

Denise Portes disse...

Toda sua poesia tem um pouco da sua alma, que é uma bela alma de poeta.
Beijo
Denise

Rafael Castellar das Neves disse...

Gostei dessa!! Cavalos? Muuuito bom!!!

[]s

Mar Arável disse...

Excelente meu amigo

Abraço ao poeta

Gustavo disse...

Continue sempre reciclando histórias assim para nos presentear com versos tão ricos.
Parabéns, poeta!

Abraços

BAR DO BARDO disse...

bem bom

!