quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O timoneiro




O TIMONEIRO


Sou um velho com uma pedra sobre a cabeça.

A pedra é a palavra, eu digo.

A pedra remove montanhas.


O escuro verga as árvores.

O vento contra as portas fechadas.

Os fantasmas tecelões.

O choro dos fantasmas tecelões sob as portas fechadas.


Qual a saída do labirinto, Senhor?

Os corredores escuros, as tábuas gastas do assoalho,

as ranhuras

e os vãos entre as tábuas, os gemidos no porão.

As chaves foram devoradas pelas aranhas

sob o assoalho.

As aranhas devoram a memória,

a fome, a angústia, o azul indevassável.


É tarde para a paixão?

A pedra pesa sobre a minha cabeça.

As minhas mãos se partem com o medo.

O melro asfixiado.

Os lampiões apagados.

A árvore murcha.

O gavião salta, agarra-me a jugular.


Dispo o meu corpo de aluguel.

Os demônios me esperam.

Digam aos demônios que não irei,

pertenço a Deus.


Ajoelho-me diante da beleza.

Prostro-me por terra diante da beleza.

A beleza é Deus.


Sufoco de delírios.

Lírios brancos se inclinam à minha passagem.

A aranha tece a teia.

A minha face presa no bordado.

Mas eu tenho a beleza.


A gaivota contra a pedra.

A pedra pesa contra a minha cabeça.

Mas eu tenho a beleza.


O mar é o abismo e a beleza.

Eu navego, timoneiro do abismo.

São meus o abismo e a beleza.

______


P. S. - Estou em viagem. Retorno dia 4/11/10.

12 comentários:

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido Poeta
Um poema maravilhoso, como sempre adorei, diz-me tanto.

É tarde para a paixão?

A pedra pesa sobre a minha cabeça.

As minhas mãos se partem com o medo.

É o Outono a passar por nós.

Beijinhos com carinho e boa viagem.

Sonhadora

Gustavo disse...

Um grito quase gutural. Forte, abrangente.

Abraços, poeta!

dade amorim disse...

Enquanto o poeta escreve um poema, tudo é dele, imagem e semelhança.

Lindo, JC.

Victor Gil disse...

Amigo J. C.
Então uma ótima viagem. Volta em bem, para escreveres mais poemas fabulosos e fortes como este.
Um abraço
Victor Gil

Unknown disse...

José Carlos Brandão!

Deus já lhe ouviu! Tanto que lhe fez esse poeta maravilhoso, que nos delicia com poemas do bem, sem muita coisa além para decifrar.

Parabéns! Excelente!

Bom descanso no feriado!

Beijos

Mirze

Carla Farinazzi disse...

Lindo, Brandão

E boa viagem!

Beijo

Carla

Fátima Guerra (Mellíss) disse...

Brandão
Viajamos nas suas palavras e nas suas paisagens, enquanto você viaja na vida real.
Esperamos seu regresso com alegria.
Carinho,

Fátima Guerra.

Gerana Damulakis disse...

Excelente, Brandão! Vou reler para sentir de novo.

Luiza Maciel Nogueira disse...

Maravilhoso José Carlos que vc faça uma ótima viagem! Beijos

Graça Pereira disse...

"A pedra é a palavra sobre a minha cabeça"
De uma beleza incrível que toca o nosso Deus.Cabem muitos caminhos dentro da nossa vida sempre breve, mas em todos há mnsagens...e a que eu trago é que "eu tenho a beleza...que é Deus"!
No regresso ,acredito que trarás mais lírios para espalhar aqui...
Beijo
Graça

Juan Moravagine Carneiro disse...

Que intensidade meu caro...

abraço

Fernando Campanella disse...

Maravilhas esses mais recentes poemas aqui postados, Brandão. Que constatações/descobertas. Tens a alma em tormento e leveza, um profeta da poesia. Saudades de vc e da Sonia. Quero ver teu poema sobre a árvore da vida. Ah, esta foto das postagem está maravilhosa, do tipo que gosto.
Abração, meu amigo.