quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A ILUMINAÇÃO NO ESPELHO DA TARDE



                                 
                                 
A ILUMINAÇÃO NO ESPELHO DA TARDE


O rio carrega peixes mortos, homens mortos
e destroços, cavalos, vacas e cães mortos.
É a estação das brumas, das sombras,
da desgraça ancestral.

Choramos a nostalgia da rosa na pedra cinza.
Folhas de ouro caem da árvore do tempo, com fragor.
As faces esmaecidas de um paciente agonizante
deitado na mesa coberta de alvos lençóis.

A viagem não tem fim,
o porto à distância, cada vez mais longe.
A praia se retira, como o tempo, intocável.
Carrego a minha morte no bolso, no pulso, nos pés.

Ouço sempre o guizo da morte
pendurado no pescoço, junto à canga velha.
O rio chega ao mar, eu chego ao mar,

as águas do mar vão e vêm, eternas.
Viajo para um renovado horizonte,
de pássaros brancos, entre as brancas nuvens.



8 comentários:

Domingos Barroso disse...

a criança acorda
com seu silêncio
perturbador

e nos ilumina
(mesmo que não queiramos)

forte abraço,
grande poeta
e meu amigo.

Luiza Maciel Nogueira disse...

é tão bom percorrer tuas palavras, viajar nas imagens sugeridas pelos teus versos.

Beijos

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido Poeta

Como sempre envolvi-me nas ondas das suas letras e entrei no mar do seu sentir.
Como sempre belo.


Beijinhos com carinho
Sonhadora

dade amorim disse...

Esse é um poema seu dos mais bonitos que já li, JC, se não o mais bonito de todos.

Beijo.

Unknown disse...

José Carlos!

Me deixei envolver nesse mar, nessa iluminação do espelho da tarde.

Um dos seus mais belos poemas> O rio chega ao mar, eu chego ao mar; não sem antes ouvir o guizo da morte.

E é isso que nos prende à vida!

Belíssimo!

Beijos, poeta!

Mirze

Marcantonio disse...

O rio sempre, o devir, o ir-se, o mar. Ao fundo, um logos nesse horizonte. Algo em que não consigo acreditar.

Imagens belas, do físico ao metafísico.

Abraço.

Denise Portes disse...

A poesia é assim nos leva junto.
Muito bonita.
Um beijo
Denise

Ira Buscacio disse...

Brandão, querido,

O rio chega ao mar,
Eu chego ao mar.

Cada um a cumprir seus destinos.

Esse é de iluminar todas as horas.
Bjsssssssss