segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Luminosidade






                      A poesia, o poema


A poesia é o puro olhar sobre as coisas visíveis.
As coisas tornam-se palpáveis ao olhar da poesia,
libertas de forma, cor e corpo: são apenas luz.

O poema é a luz condensada nas palavras
como se fosse um campo de lírios iluminado.


       Geometria

O poema ordenado como um homem
estendido sobre a mesa, aberto, geométrico, exato.

Os pássaros caem, o homem reverbera.
Os cavalos cantam, o homem reverbera.

A rosa em chamas, o poema canta e voa, perfeito.



10 comentários:

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido Poeta

Nas entrelinhas dos seus poemas, as letras falam mais que nas linhas, adoro ler.

Beijinhos
Sonhadora

Mar Arável disse...

e quandam não rimam as palavras

que rime o poema

Unknown disse...

José Carlos!

Com perfeição, você tirou um travo da minha garganta. Uma vez fui criticada por um grandalhão da poesia. Ele me disse: "só os grandes poetas fazem poemas""tire das tags essa palavra e só coloque poesia."

Me pegou numa hora tão emotiva e eu não fui atrás para saber a diferença entre um e outro.

Agora, você me ensinou, e com uma generosidade e delicadeza de encantar.

Obrigada!

Beijos

Mirze

tonholiveira disse...



Técnico em poesia

"a fiação embutida entre palavras,
nas pausas interruptores, tomadas,
com técnica e alinhamento...
No contato as fases trazem a luz
que ilumina o entendimento!
"

Abraços!

Ana Lucia Franco disse...

Cada verso teu transpira o empenho e o amor à poesia com que é feito. Nem tente ser menor do que és, grande poeta. Cada vez mais, tua fã..

beijos..

Luiza Maciel Nogueira disse...

então a luz surge forte nesses versos de luz - lembrei o comentário no meu blog - quando disse que todo verso é de luz - genial poeta!

Beijos!

Graça Pires disse...

A poesia é a luz que o nosso olhar abriga quando "o poema ordenado como um homem estendido sobre a mesa, aberto, geométrico, exato" descobre os recantos obscuros da imaginação.
Beijos.

Henrique Pimenta disse...

~~~

bem...

Adriana Godoy disse...

Pois é, JC, mais poemas plenos de poesia. Aplausos. beijo

Anônimo disse...

Olá!!

Passando para conhecer e seguindo!!

Abs,

Daniele Barizon
www.neointerativo.com