sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

AUTORRETRATO COM VOTOS DE FELIZ ANO NOVO



                                
AUTORRETRATO
COM VOTOS DE ANO NOVO


Quiseram-me para padre
mas era muito difícil
viver com a molecada
no seminário dos padres

(dos futuros padres – na marra!
porque muitos são chamados
e poucos os escolhidos
– e quem não é escolhido
vai para os quintos do inferno!)

O jeito foi descobrir
a poesia – sinal de liberdade
com um anjo de cada lado
e as duas mãos de Deus no meio

Deus nunca mais me largou
por mais que eu esperneasse
fizesse o diabo a quatro
e ficasse todo estropiado
de não ter mais jeito não

A poesia nunca mais me largou
por maior que fosse a preguiça
e esperasse que os poemas
caíssem se espiralando do céu
– nem que fosse o céu das cabras
ou dos bodes chupando manga

Poesia é iluminação
mas Deus não dá assim de graça
é preciso quebrar a cabeça
o joelho e o tornozelo
brigar com os anjos como Jacó
tirar leite da pedra
e sangue da terra

(Verdade que certos poemas
não têm jeito não
Como talvez
este que lês
que é como pau que nasce torto
Também, não briguei com a cobra
nem briguei com nenhum anjo)

Juro que sou feliz
como Mário de Andrade
que morria de sofrer
mas achava a vida gozada
e proclamava: “A própria dor
é uma felicidade.”

Neste ano que principia
desejo a todos muita poesia
paz, saúde e alegria
Deus esteja com vocês
meus amigos, meus inimigos

(mas eu não tenho inimigos!)

As sementes do amor
se multipliquem em todos
os corações – e Viva a vida!



13 comentários:

Carla Farinazzi disse...

Oi Brandão!

Adorei esse poema! Simplesmente fantástico... Imagino você esperando os poemas caírem do céu... Rsrsrs

Tudo o que você escreve é muito lindo, e aproveito para te deixar meu desejo de um 2011 repleto de belos poemas, muita força, coragem e intensidade.

Um beijo

Carla

Unknown disse...

Que maravilha!

Eu sabia como o sabiá que a mão de Deus escrevia iluminando tudo aqui!

Eu também ia ser freira, Brandão! Ele não quis. Parece que tem muita gente por lá. Não sou POETA, mas transmito alguma coisa.

Viva a Vida!

Beijos

Mirze

Domingos Barroso disse...

o meu mais profundo e brando abraço
em tua alma, grande poeta e meu amigo
...

Feliz 2011!

Néia Lambert disse...

Maravilhoso poema, feliz 2011 para vc!
Um abraço.

Fernando Campanella disse...

Oi, meu querido amigo, que maneira linda de se lembrar e desejar um feliz ano novo aos teus amigos. Simples, bem escrito, o poema. E que 2011 nos traga muita inspiração e transpiração em prol da boa poesia. Abração, saúde, alegria e boas realizações no novo ano que inicia.

Ana Lucia Franco disse...

Brandão, escreves com domínio, simplicidade e magia. Encanta-me. No ano novo, compartilhemos poesia da melhor maneira possível. Um ótimo ano.

beijos.

Unknown disse...

Obrigada José Carlos Brandão pela partilha de seu estado poético na vida!!

Um abraço e um Bom Ano Novo

Cynthia Lopes disse...

Feliz ano novo, por todos os dias deste novo ano!

Graça Pereira disse...

Maravilhoso poema para este começo de ano e...viva a Poesia!
Feliz Ano!
beijo
Graça

vieira calado disse...

Olá, meu caro!

Que os ventos vos sejam favoráveis

neste Novo Ano!

Abração

Luiza Maciel Nogueira disse...

vIVA VIVA! Tudo de bom!
belos votos em poesia!
beijos

Wilson Torres Nanini disse...

José Carlos,

seus versos sempre foram bem moldados porque no cerne deles eles trazem um alto teor da brisa com que Deus benze os poetas verdadeiros.

Forte abraço! E que seu ano seja um poema que, de repente, acontece!

Art'palavra disse...

Poetamigo Brandão:é preciso ter muito jogo de cintura para brincar(sério) com as palavras; mesclar humor com poesia não é pra quem quer, mas você pode escrever o que quiser e tudo cai bem. Adorei este seu poema torto, seu jeito de ofertar votos de ano novo para todos que acompanham o seu blog. Maravilha! Seu poema é digno de ser cantado em folia de reis, pois cada verso seu nos deixa a todos satisfeitos. Parabens pelo autoretrato e felicidades mil em 2011 e sempre.
Paz e bem,
Graça Graúna