quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A poesia é memória




As limas

O pé de lima no fundo do quintal
está seco. É uma súbita lembrança.

Os espinhos secos e negros,
como um esqueleto. Mas as limas

viçosas. Entra ano, sai ano, as limas
viçosas. O pé de lima é um esqueleto

negro e seco, mas as limas viçosas
refulgem, solenes, na lembrança.


O poste

O poste abre os braços para tantos fios e cabos
que não acabam mais.

Abre os braços para receber o dia:
reflete a luz do sol como uma bênção.

Os pássaros pousam em seus punhos de metal
e cantam batendo as asas.

Quando a noite se estende no firmamento,
a lua e as estrelas beijam as suas mãos abertas.

Um homem sobe no poste e abre os braços
entre os fios e o céu, crucificado.

______________

O meu amigo Zé de Anchieta publica um poema meu de 2007 aqui...
_____________

9 comentários:

Claudia Almeida disse...

Muito bom seu poema, as limas estão suculentas, em minha mémoria os sítios que visitei amei,bjs.

Luiza Maciel Nogueira disse...

Sofrível poesia essa do "crucificado"

homenagem a Jesus? se não, não deixa de ser lindo!

beijos

Marcantonio disse...

Sim, a poesia é memória pulsante, inflamada.

E esse "As limas" é belo, num tom de recitativo solene; e me trouxe algumas lembranças de árvores secas na infância...

Abraço.

BAR DO BARDO disse...

Ainda bem que não existe competição.

Você está no colo da Mommy.

Abraço!

VIVA A PRIMAVERA!

Anônimo disse...

Saio mais uma vez encantada!
Bjs.

Domingos Barroso disse...

O pé de lima sombrio
mas as limas viçosas
enquanto o poste
amigável e solícito
abre os braços:
dádivas e reverência
ao encanto da sua vasta alma
(e esta, já encantada,
move os seus dedos)
...

Forte abraço,
meu amigo.

...

Graça disse...

Vim ler-te, meu amigo, porque gosto da tua poesia. Muito.

Um beijo de bom fim de semana.


[José, encerrei o meu blogue. Talvez regresse um dia. Obrigada por todas as palavras que por lá deixaste. Aqui, vou voltando, sempre...]

Verânia Aguiar disse...

k bom é ser poeta :)

Lica Mandelli disse...

Concordo plenamente... o que se escreve está dentro da gente e expressarmos através do que está fora, de tudo que vimos, ouvimos... Gostei e me identifiquei muito com o tema... Abçs