sábado, 6 de fevereiro de 2010

Estalidos




Quero-quero

Marcha o quero-quero
no capim à beira d’água.
Guarda o seu reino.


Corruíra

Salta a corruíra
da grade de arame
para as margaridas.


A orelha-de-pau

A orelha-de-pau
envolve o tronco da árvore.
Quer escutá-la.


A luta pela vida

O gatinho
devora o passarinho.


A equilibrista

A baitaca se equilibra
no beiral da igreja
com arte e astúcia.


Extinção

Um tronco queimado
no meio do jardim.


O inventor

De tanto medo
eu criei a morte.


Alerta

Com comida no bico
o sanhaço espreita o ninho.


Depressão

O macaco-aranha
agarra com as cinco mãos
as grades da jaula.


O mico branco

O mico branco
com seu olhar triste
ergue as mãos em oração.


O lhama

O lhama sério,
cara de poucos amigos,
urina na grama.


A coruja

A coruja me encara
com os olhos vermelhos.
Eu volto a cara.


Os barcos

Os barcos de pesca
no Saco da Ribeira
flutuam na luz.


A coruja buraqueira

Numa perna só
a coruja buraqueira
me desafia.


A tromba

A parte mais sensível do elefante é a tromba.
A minha também.

_________

Foto: Sônia Brandão

15 comentários:

BAR DO BARDO disse...

Parabéns!

Lídia Borges disse...

Como quem debica cerejas...
Sabem bem e são bonitas!

L.B.

Arma_Zen disse...

Lindos, estes pequenos poemas!
Um abraço meu.

leonor cordeiro disse...

José Carlos, que saudade...
Passei dezembro e janeiro em Ribeirão Preto. Como está Bauru ???
Senti falta desse seu espaço e dos seus versos.
Grannnnde abraço!

Sonia Schmorantz disse...

"É a possibilidade que me faz continuar e não a certeza. Uma espécie de aposta da minha parte. E embora me possam chamar sonhador, louco ou qualquer outra coisa, acredito que com Deus tudo é possível..."
Um lindo domingo e ótima semana!
abraços

Gerana Damulakis disse...

Gostei muitíssimo de "A luta pela vida","Extinção" e "O inventor": grandes achados.

Gerana Damulakis disse...

Comentário para o prsente seu, em versos, que chegou ao Leitora:
Muito bem feito, José Carlos, um tom de quem fala para o outro, um tom especial para verso como: "Fiquemos parados, ouvindo a brisa entre os ramos". Adorei!

Anônimo disse...

Nossa! Como gostei! Um deleite.

Lianna.

:.tossan® disse...

Mas só se a vida fluir sem se opor
Mas só se o tempo seguir sem se impor
Mas só se for seja lá como for
O importante é que a nossa emoção sobreviva
E a felicidade amordace essa dor secular
Pois tudo no fundo é tão singular
É resistir ao inexorável
O coração fica insuperável
E pode em vida imortalizar

Paulo Cesar Pinheiro
Adorei esse texto! Tem muito com a minha fotografia.
Abraço e seja sempre feliz!

nydia bonetti disse...

Ai, que delícia começar a semana com estes estalidos. :) Lindos Brandão. bjo.

Marcelo Novaes disse...

Brandão,


Hai kais: instantâneos reveladores. O homem é revelado, em seu olhar a bichos e barcos.







Abração,










Marcelo.

Anônimo disse...

a minha parte mais sensível é o cérebro :) gostei muito desta sátira.

Gaspar de Jesus disse...

Obrigado JOSÉ CARLOS pela visita.
Parabéns pelo seu género de Poesia.
Abç
G.J.

lírica disse...

Gosto muito destes tb :)
bj

Fernando Campanella disse...

Humor e profunda percepão de existência nestes poemetos, Brandão, realmente um achado. Grande abraço.A foto da coruja é linda também.