quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Lápides




Forja

Na forja da tarde,
o martelo da araponga.
Uma laranja cai.


A cigarra

Uma cigarra quebra
as vidraças da tarde.


O salgueiro

O salgueiro estremece.
Maçãs e ameixas maduras
esquecidas no chão.


Sono

Uma aranha metafísica me anula.


O velho cavalo

Subindo a montanha,
o velho cavalo
carrega o sol no lombo.


Poética

Um poema deveria ser como uma lápide.


A eternidade

A eternidade é uma gaivota sobre o mar,
um cântaro de sombra, um cão,
a água parada, uma flor de luz.


Comunhão

Havia um silêncio redondo
e o canto do pássaro.
O canto ia e voltava.
O silêncio, redondo.


Lápide

Eu cheguei antes.

__________

10 comentários:

Breve Leonardo disse...

[mais simples que o silêncio só a palavra em poema!]

um imenso abraço

Leonardo B.

Edson Bueno de Camargo disse...

cigarras são poetas ressuscitados

Fernando Campanella disse...

São maravilhosos estes 'curtas', muito lindo apreender um universo poético no fiapo de um instante. Destaco, em especial:

A eternidade

A eternidade é uma gaivota sobre o mar,
um cântaro de sombra, um cão,
a água parada, uma flor de luz.


Comunhão

Havia um silêncio redondo
e o canto do pássaro.
O canto ia e voltava.
O silêncio, redondo.

O velho cavalo

Subindo a montanha,
o velho cavalo
carrega o sol no lombo.

Mas os outros são lindos também, parabéns, meu caríssimo poeta, beleza de poesia, de alto nível.

Gostei desta idéia de 'Você poderia gostar também de', poderia me dizer como colocou? Ah, a foto desta postagem está linda também. Grande abraço, meu amigo.

Gerana Damulakis disse...

Grandes achados. Adorei.

Sonia Schmorantz disse...

Hoje vim convidar você a conhecer o Ilha da Magia, blogger onde arrisco alguns ensaios poéticos
http://schmorantz.wordpress.com/
o link está no leia mais no meu tradicional espaço.
beijos

Adriana Godoy disse...

"Subindo a montanha,
o velho cavalo
carrega o sol no lombo."

JC, adoro esses poemetos. Você é mestre mesmo. Esse do cavalo me pegou. Beijos.

Graça disse...

"Eu cheguei antes."_______ e o lugar é teu, neste saber dizer, sempre tão poético.


Um beijo de boa noite.

BAR DO BARDO disse...

... adorei o seu cavalinho de estima...

Eliana Mora [El] disse...

silêncio
ao redor, 'redondo'
como bolha, inflada

[a quem ama o silêncio]


um beijo,
El

nydia bonetti disse...

Todos lindos, Brandão, mas o cavalo carregando sol no lombo, é divino. Beijo!