terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Poema de Natal



E o anjo do Senhor anunciou a Maria
E ela concebeu do Espírito Santo.
Dois mil anos se passaram
E ainda se ouvem as trombetas da alegria.
A estrela brilha no alto da montanha
E ilumina o universo de esperança.

A terra inteira festeja o Mistério.
O primeiro milagre de Jesus
Não foi mudar a água no vinho em Caná,
Mas tornar-se homem no ventre de Maria.
Sem deixar de ser Deus,
Jesus se esvaziou da divindade,
Ganhou carne e alma humana para a Redenção.

O homem não se salvaria
Se o Salvador não nascesse de Maria.
Os pastores e os reis adoraram o Menino
Envolto em panos e deitado na palha,
Deitado no leito de madeira como a cruz do Amor.

Maria é a nova Eva,
com a maçã na mão e a serpente aos pés,
Jesus é o novo Adão
Da aliança eterna, sempre nova.
O pão e o vinho são a carne e o sangue
Da ação de graças de toda a Criação.

E tudo começou na estrebaria,
O Menino nascendo de Maria.
Cantamos a primeira igreja: Jesus, Maria e José.
Na sagrada família de Nazaré
O amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.

9 comentários:

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

José Carlos Brandão
QUANTA MAGIA NESTES VERSOS DE NATAL, COMO VOCÊ ESCREVEU BONITO, FIQUEI SIM ENCANTADA, NATAL É UM MOMENTO ÚNICO DE TODO OS 365 DIAS VIVIDOS, OBRIGADA, TEM NATAL NO MEU BLOG PARA VOCÊ,
EFIGENIA COUTINHO

Anônimo disse...

Belíssimo poema de Natal meu amigo.
Bjs.

Cris Animal disse...

Amém, meu Querido Amigo !
O Filho de Deus foi abrigado em um ventre imaculado. Veio ao mundo escondido já da morte, nascendo em uma estrebaria.
Testemunhas? A estrela no céu, um homem chamado José , o mais corajoso e digno e os animais!

Nasceu o Salvador que ia ser morto pelo mesmo motivo que ainda matamos: soberba.

Estou para ir p/ o sítio esses dias e só voltarei depois do dia 08/01. Tenho alguns posts já pré-programados, mas queria deixar aqui para a Sônia e vc todo o meu carinho.
Os votos de um natal abençoado e que esse Menino que nasce e renasce em nós, possa ser acolhido no coração de vcs com toda a ternura e afeto. Que Ele sinta-se amado.
Acho que alguma coisa está por acontecer; não sei o que, mas acredito que seja lá o que for, apenas nossa fé e nosso pensaemnto em Deus poderá nos manter erguidos para que possamos cumprir com os planos divinos.

Toda minha admiração e gratidão pela amizade ao longo deste ano!

Com o carinho de sempre da amiga

Cris Valente

nydia bonetti disse...

Bem vindo, menino! Eu creio, que com tua verdade que brilha, nós ainda iluminaremos o mundo.

Teu poema também brilha, José Carlos.

beijo!

Adriana Godoy disse...

JC, embora não compartilhe a mesma crença, aliás, sou agnóstica, o poema reflete um momento de paz e beleza. Juro que dá vontade de acreditar. As luzes brilham em seus versos. Beijo.

Anônimo disse...

os textos bíblicos são os mais poéticos da história. gostei muito desta recriação nas suas palavras. um beijinho.

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu Amigo
Belissimo poema de natal.
Gostei muito
Beijinhos

Fernando Campanella disse...

O natal novamente renovando-nos , reafirmando nossa aliança com o espírito. E é na simplicidade de uma estrebaria, da alimária, que os anjos revelam-nos ao coração um dos fenômenos mais complexos do universo. Obrigado pelo carinho e pela visita, meu amigo. Grande abraço.

Sonia Schmorantz disse...

Natal...
É o mês de confraternização Agradecimento pela vida
Bênçãos ao filho de DEUS
União, amor, reflexão!

Que o bom velhinho traga um saco cheinho de paz,
harmonia, fraternidade
Que o gesto de ternura se estenda de várias mãos
Que ao som dos sinos
O amor exploda em toda direção!

FELIZ NATAL!
UM ANO NOVO DE FÉ E SUCESSO!