sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Livro do Desassossego



LUSCO-FUSCO

O que é isto que escrevo? Para quê?
Quem sou? Que imagem crio no poema?
Sou uma sombra na caverna alheia?
Faço a barba na minha face ou de outrem?


LIVRO DO DESASSOSSEGO

A concha sobre o livro sossegada
carrega vida alheia primitiva.
O poeta fechado em si mesmo
carrega a vida alheia de uma concha.


A POMBA FERIDA

Ferida pelas garras do gavião,
a pomba pulsa e sangra em agonia.
Depois do último voo angustiado,
vem, serena, morrer num só soluço.


O MACACO

O macaco na jaula tem cócegas
ou são minhas caretas no espelho?
Sou um bicho vestido de consciência
de macaco na jaula com cócegas.


PENUMBRA

Caminho na penumbra, entre destroços.
Vivo no lusco-fusco da consciência:
não conheço o ângulo do meu desejo,
não sei quem sou ou quem suponho ser.


A EMILY DICKINSON

Faça a cama com cuidado,
uma cama larga e macia
que acolha o nosso sono
até o Juízo Final.

__________

8 comentários:

Adriana Godoy disse...

Eta, JC, quanta criatividade! Esse conjunto encanta e o último poema, especialmente, me deliciou. Apalusos mais uma vez. beijo.

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Que minhas emoções sejam equilibradas; que a harmonia seja instalada em minha alma; que meu coração seja a morada permanente do amor: que o ele seja infinitamente a força que me sustenta, mantendo-me unida a todos os meus irmãos. Que a cada amanhecer eu seja preenchido pelos raios de Sol.
Que Nhande Rú me permita espalhar por onde eu andar o seu ensinamento, e que todos os que através de mim sentirem a presença do Amor, o levem adiante a todos outros que encontrarem pelo caminho.
Que Assim Seja !
Desejo uma noite de Natal Próspera e de Sucesso,.
Saúde e Paz!
Silvana Nunes.’.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER...
Em: http://www.silnunesprof.blogspot.com

Sandra Botelho disse...

Somos seres sempre em busca do que somos...
Bjos querido e um lindo final de semana!

nydia bonetti disse...

... a paz, couraça. calcária concha, espiralada em nós ...

Gosto demais da imagem da concha, JC - seus signos e símbolos - desassossegos ancestrais.

bjo!

Sonia Schmorantz disse...

Natal...
É o mês de confraternização Agradecimento pela vida
Bênçãos ao filho de DEUS
União, amor, reflexão!

Que o bom velhinho traga um saco cheinho de paz,
harmonia, fraternidade
Que o gesto de ternura se estenda de várias mãos
Que ao som dos sinos
O amor exploda em toda direção!

FELIZ NATAL!
UM ANO NOVO DE FÉ E SUCESSO!

Fernando Campanella disse...

Bela homenagem à Emily, Brandão, que quadra mais linda. Dialogamos com a tradição, continuamos o doce mistério da poesia. Grande abraço.

Gisele Freire disse...

É por isso que adoro te visitar!
bjs
Gi

BAR DO BARDO disse...

Alheamento não é alienação?...