quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A ponte impossível - pintando o sete




A PONTE

Sei que a poesia
é uma ponte impossível
com a luz à frente.


MATINADA

A casa quieta
acorda com os pássaros
à beira do lago.


LAVRA

Lavro a palavra,
planto a imagem,
germina o poema.


TÃO PURINHO

Pinto o paraíso
na porta da minha casa:
a cobra e a maçã.


ANTIPREGÃO

Não faço um poema
para vender na feira.


PREGÃO

Faço o meu poema
para encantar
a gaiola e o pássaro.


CANGA

Com a canga no pescoço
o homem mói a cana e o tempo
sob o céu azul.


ERGO SUM

Penso com imagens
fora do lugar.
Sou poeta.


CAVE CANEM

Nas Ilhas Canárias
os cachorros voam
e cantam nas árvores.


NO MEIO DO CAMINHO

Tinha uma pedra na mão.
Jurava que era um pássaro,
mas voou.


COGITUR

Borges, Homero e Milton eram cegos.
Logo, para ser poeta
é preciso ser cego.


POENINHO

Faço o meu poeminho
para o meu passarinho
no ninho.


CAVE POETAM

Na Casa do Poeta
em Pompeia, a inscrição:
CUIDADO COM O CÃO.


QUOD SCRIPSI, SCRIPSI

O que escrevi, escrevi.
Depois corrijo, emendo, rasgo e queimo.
– Se alguém mais fizer isso, leva uma patada.


MAIS UM

De gênio, poeta e louco
todo mundo tem um pouco,
muito pouco.
______________________

Brincadeirinhas. Em frente à Casa do Poeta Trágico, na Pompeia destruída pelo Vesúvio, lia-se numa tabuleta: CAVE CANEM, cuidado com o cão.
Nas Ilhas Canárias, que têm esse nome não por seus belos pássaros, mas por suas matilhas de cães selvagens, foi brincadeirinha.
Mas não posso deixar de lembrar a frase de Elias Canetti: “O poeta é o cão do nosso tempo”. Então, não é só brincadeirinha.
Adorno se perguntava se a poesia ainda seria possível depois de Auschwitz. Pois é quando é mais necessária. Porque a função da poesia não é enfeitar, mas iluminar. “O poeta é o cão do nosso tempo. “
A poesia é um jogo, mas não inocente, nunca se joga impunemente.

11 comentários:

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Parabéns por tanta poesia em tão poucas palavras. Um abraço

Adriana Godoy disse...

A poesia é mesmo uma ponte, mas poucos são os que a atravessam e enxergam a luz. "saiba que os poetas como os cegos podem ver na escuridão". É isso, JC. Beijo.

nydia bonetti disse...

Cada vez mais necessária a poesia Brandão. "O que há é pouca gente para dar por isso". Etérea ponte.
beijos.

Edson Bueno de Camargo disse...

"Adorno se perguntava se a poesia ainda seria possível depois de Auschwitz."

E me pergunto se é possível sem a poesia, me sinto um tolo as vezes, mas a poesia é minha única obsessão pessoal, talvez seja o que esta de mim ainda.

Não tenho mais nem a esperança de uma salvação,a poesia é, e me basta.

Edson Bueno de Camargo disse...

Um cão neste terreiro sem fim que é o mundo,

e qual a distancia do latido de um cão?

Anônimo disse...

Toda vez que leio o nome do Adorno sinto uma dor no peito. Sofri tanto com este moço na faculdade, eu pelejando pra entender o que ele dizia e ele rindo de mim(tenho certeza).
Tudo lindo por aqui hoje.
Bjs

BAR DO BARDO disse...

ERGO SUM

Penso com imagens
fora do lugar.
Sou poeta.


- eu deveria ter escrito isso antes de você...

Bela coletânea.

É chato ficar só elogiando, mas até o chato se arredonda e de seu bojo florescem coisas estúpidas... como flores...

EDUARDO POISL disse...

"Que seja eterna a vitória dos seus dias,
mesmo quando eles lhe derem
a impressão de fracasso.
E nunca se esqueça que atrás das nuvens
sempre existirá sol."

(desconheço o autor)

Hoje passando para desejar um lindo final de semana com muito amor e carinho
Abraços do amigo Eduardo Poisl

Fernando Campanella disse...

Um cão bravo, um cão doce, ama e quer amor, fiel, honesto...

"A poesia é algo assim
como uma dúbia certeza,
aposta de um tudo
no oco intraduzível do nada..."
(Fernando Campanella)

Muito bom o texto, meu caríssimo amigo. Enorme abraço.

Fernando Campanella disse...

O que escrevi, escrevi, se me agradou, eu mostro... se não, fica guardadinho esperando a absolvição ( ou não).
Excelentes poemas, grande abraço.

Maria Maria disse...

Oi, amigo poeta!

Sempre venho aqui. Às vezes posto, às vezes não, mas sempre me encanto com tanta beleza.

Beijos