sexta-feira, 4 de setembro de 2009

a nudez de algumas piscadelas parecidas com haicais



NUDEZ

Nasci nu de espanto
com o mistério da vida.
Mais nu morrerei.
__________

o quero-quero
diante da água correndo
bebe o verde
_____________

A água pisca para o sol
ou o sol para a água?
___________

que claro mar
tantas gaivotas
seu grito branco

_________

a lua caiu
no fundo do mar
em silêncio
______________

o orvalho
doce nos olhos
memória
_____________

uma flor
no focinho do porco
infância
_________

tirei o espinho
da perna do cachorro
choramos
______________

tinha o silêncio
na palma da mão
brilhava
________

deitou-se na cama
como no fundo da cova
à espera
_________

o morto sorria
como se não soubesse
_______

a borboleta beija
as pedras da rua
como beija a flor
___________

um pássaro azul
canta na beira da estrada
vai morrer
____________

a flor do ipê
é um cálice
de cor e luz
_________

as abelhas
giravam loucas
sobre o girassol
_________

a aranha tece a teia
da árvore até a água
numa réstia de sol
_____________

num canto da calçada
na noite morta
a pombinha dorme
________________

13 comentários:

Lídia Borges disse...

Venho reafirmar o meu gosto por esta sua poesia em gotinhas de ouro.
Retribuo o abraço a aproveito para dizer que tenho ainda um pedaço de infância dentro de mim e o que lamento é apenas o facto de muitas das crianças de hoje, não poderem viver a sua infância tão plenamente como eu pude viver a minha.

Obrigada

Um beijo

nydia bonetti disse...

amoras no chão
doces bocas vermelhas
árvore nua

obs: acabei de assistir a cena daqui da minha janela. a criançada parecia um bando de gafanhotos. :)


bom fim de semana, JC! abraços

Anônimo disse...

Estou aprendendo a fazer Haikai como exercíco para aumentar minha concentração já que esta é uma forma poética, que valoriza a concisão e a objetividade.
Os seus estão lindos!
Mudou a foto heim? Ficou muito bonito.
Bjs.

Victor Gil disse...

Amigo José Carlos.
Bom, hoje não sei qual escolher para "number one". Tem várias com sentido contido, mas, talvez pelo humor:

o morto sorria
como se não soubesse

Esta está demais.
Um abraço
Victor Gil

Gisele Freire disse...

Olá Brandão
Escolho todos, mas este é meu preferido;)

"tinha o silêncio
na palma da mão
brilhava"

Gi

Sonia Schmorantz disse...

Excelentes gotinhas...
um abraço, bom final de semana

lírica disse...

Brandão
Todos são belos, mas este é muito bonito.

"tinha o silêncio
na palma da mão
brilhava"

Lírica

geisamaria disse...

"não sou quem sou
mas quem me invento"
continua imbatível.

Excelente encontro pra encerrar esta cyberviagem.

"sendas da noite
acasos e encontros
ocasos do dia
em noites vadias"

maniasdealice

Whispers disse...

a borboleta beija
as pedras da rua
como beija a flor
O amor eh coisa nobre,tanto bate em coracao de rico como bate em coracao de pobre.
Jamais mimguem desprezes por sua pobreza infinda, na concha mais rude as vezes guarda a perola mais linda.
Entrei,gostei e nao sai sem comentar
Mil beijos
Whispers

BAR DO BARDO disse...

conta-gotas para colibris...

Adriana Godoy disse...

Sinceramente, não consigo escolher ...são todos tão especiais, cada vez você nos surpreende e nos encanta mais com esses pequenos delírios. Beijo.

Cris Animal disse...

Vc homenageou meu sítio....rs

Tudo isso lá é tão vivo, tão latente...tão comum e simples!

Amo aquele lugar!

beijos

Fernando Campanella disse...

o morto sorria
como se não soubesse
_______

o morto sorria
como se não soubesse
_______

Nasci nu de espanto
com o mistério da vida.
Mais nu morrerei.
_________


essa piscadelas entreabrem as portas do universo/alma. Lindos haikais, meu amigo.

Grande abraço.