sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A iluminação dos poeminhas caindo na ampulheta




AMPULHETA

A areia na ampulheta não para.
Cada vez mais vazia
a praia.


ÁRVORES

a areia leve
o mar desenha árvores
passarinhos voam


SABEDORIA

Agora já não tem pressa.
Agora está com a boca
coberta de terra.


ESCURO

a areia cai no escuro
ninguém vê o tempo
ninguém vê o mar


O SAL DA PAISAGEM

As ondas do mar
e a música do silêncio
na areia da praia.


GRITO

Os olhos das crianças
assassinadas na rua.
Um grito de vidro.


ÓRFÃS

as crianças uivam
estranguladas
para uma estrela


CEIFA

A língua canta
os olhos no espinheiro
como flores do abismo.


PAISAGEM URBANA

cidade arrasada
trapos sangrentos
cadáveres de ninguém


PÉROLAS

pérolas nos olhos
asas loucas do mistério
vêm e vão na brisa


O GIRASSOL

Por que gira o girassol?
A terra gira porque o girassol gira,
o sol gira nas hastes do girassol,
o universo inteiro gira porque o girassol gira.


SUCATA

Uma rosa sangra.
Poesia na sucata
apesar da dor.


DOMINGO PEDE CACHIMBO

Há domingos tão belos que até os cachimbos florescem.


PUREZA

Chovia na vidraça e nos meus olhos.
A minha face estava pura como um coração.
Os pássaros de Deus semeavam margaridinhas na minha língua.


O TRIGAL DE VAN GOGH

Os grãos de ouro explodem.
Vincent corta a orelha, fura os olhos
em êxtase com tanta cor.

______________

10 comentários:

Edson Bueno de Camargo disse...

Crianças de areia
sucumbem à ampulheta

Anônimo disse...

Será que um dia vou aprender a fazer
haicai?
Os meus não ficam bons de jeito nenhum. Meu terapeuta falou que o objetivo é trabalhar a minha concentração e não meu talento poetico. E tem alguma diferença?
Adorei o título tb.
Bjs.

Talita Prates disse...

belíssimos, Todos!

você faz haicai como quem assovia uma melodia fácil de infância? Oras! :D

Bjo!

nydia bonetti disse...

as mesmas areias

que machucam
olhos

arranham peles
dilaceram carnes

lapidam
e transformam

a alma em brilhante

Sonia Schmorantz disse...

Criativos, muito bom!
Um abraço, ótimo final de semana

BAR DO BARDO disse...

Você é foda!

Adriana Godoy disse...

Desculpe a expressão, mas vou repetir o Bardo: Você é foda!! Beijo.

PAISAGEM URBANA

cidade arrasada
trapos sangrentos
cadáveres de ninguém

Gostei desse especialmente.

Unknown disse...

não sei destacar nenhum, mas acho que termina em beleza "o trigal de van gogh" e eu
desenho uma linha no peito,
com o bisturi,
para retirar
meu coração
e deixá-lo a palpitar
aqui.

beijo

Renata de Aragão Lopes disse...

Fico com o da ampulheta!
Que objeto
mais lindo
e intrigante.

E a "praia"
cada vez mais rara...

Um abraço,
doce de lira

lírica disse...

Brandão
Tuas palavras me emocionam muito.
Bj
L´rica