quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ipês




Os ipês estão floridos como nunca.
É inverno, mas todos os ipês gritam.
Tanta vida na claridade do dia.
Flocos de paina brincam com a brisa,

a beleza breve me veste de alegria.
Quatro garças brancas na copa das árvores,
ao longe, como a imagem da quietude.
Os ipês estão carregados de pássaros

e cálices de flores que gritam.
Um cachorro late como o meu coração.
A claridade é o nome da beleza.

Os pássaros maduros pingam mel;
o sol, como um cálice, pinga luz
do alto dos ipês que gritam como nunca.


Presença da Morte, 1991.
_________________________

Não era minha intenção mostrar textos antigos, principalmente se já publicados. Mas ninguém viu esse livro, apesar do Prêmio da Bienal Nestlé. E não resisti à tentação de comemorar a Primavera - apesar de estar chovendo, de esfriar à noite... Os ipês são mesmo árvores que florescem no inverno, antecipando a Primavera, indicando a passagem de uma estação à outra.

15 comentários:

nydia bonetti disse...

Lindo, Brandão. Também digo sempre que não vou postar textos antigos ou publicados, mas não resisto. Pior: todo ano, na primavera, faço um poema falando de de ipês e amoras. adoro! :) beijo

EDUARDO POISL disse...

Passa no meu blog UMA ILHA PARA AMAR, tem uma surpresa para você, espero que goste.
Abraços

Cris Animal disse...

Meu amigo, há tanto o que comentar aqui.

A fotografia...linda! Aposto que foi obra da sua musa.
A frase na sua camistea me comoveu. lembrou-me tanta gente que fez poesia e se fez imortal, mas essa imortalidade não resolve o problema da saudade, não é mesmo?

Os ipês...saudade do sítio. Vou pra lá por esses dias. Deve estar colorindo o espaço com esse rosa, o amarelo...o branco. O mais lindos dos ipês para mim é que me levam direto ao colo da minha mâe....rs

Ela ama os ipês e cuida deles o ano inteirinho para recebê-los em todo seu espalendor na primavera.

Seu texto?
Preciso comentar?.....rs
Só me trouxe boas e doces lembranças.

Beijo pra vc

Anônimo disse...

Amooo os ipês!
Aqui na região temos ipês de todas as cores.
Bjs.

BAR DO BARDO disse...

Todos os seus textos merecem fluxo... Por nós!

J.F. de Souza disse...

Feliz em conhecer este escrito, caro Brandao!

(Fazia tempo que eu ñ vinha aqui...)

1[]!

lírica disse...

Brandão

ipês de sonho
brotos de primavera
pássaros que cantam

Lírica

Adriana Godoy disse...

JC, a primavera fica mais bonita com os ipês e com esse belo poema que veio para brindá-la. Bravo, poeta, assim que se faz. Muito lindo e doce como o mel. Bj

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, Brandão:

Olha que saudação linda à Primavera! Não tem estação do ano que seja mais saudada do que ela. Todos dão boas-vindas: os pássaros, as flores, o sol... É o equilíbrio, nem tão quente, nem tão fria, é o que todos procuram.
Poste no blog as poesias mais antigas, por que não? Assim teremos oportunidade de lê-las.

Bjs
Tais luso

Marcelo Novaes disse...

José Carlos,



Os versos não precisam ser inéditos. E se não se leem os versos já [bem] publicados em livro, que se dê outra chance para que possamos descobri-los. estes soaram para mim, imageticamente, como uma bela sucessão de hai-kais. Enfeixados. Pendendo e pingando. Como cálices.








Muito belo.










Abração,










Marcelo.

Anônimo disse...

ZÉ,
DESCULPE-ME A INTIMIDADE EM ME DIRIGIR HÁ UM GRANDE POETA COMO VOSSA LUMINOSIDADE.COMOVIDO FIQUEI AO COMENTAR O SONETO DE SÉLVÉRIO DUQUE, NO BLOG DE MEU IRMÃO GUSTAVO FELICÍSSIMO. UM ABRAÇO AMIGO! MIGUEL CARNEIRO

Anônimo disse...

LEIA-SE: HÁ... com vossa luminosidade...; e leia-se: "SILVÉRIO DUQUE". MIGUEL CARNEIRO

Fernando Campanella disse...

A claridade é o nome da beleza.
Sim, Brandão, a luz que nos dá as cores, todas belas, mas, cá entre nós, nada se iguala ao amarelo dos ipês. Uma árvore complexa que tanto serve aos estados mais etéreos como aos mais apaixonados do homem. Que árvore linda e inspiradora, hein?
Grande abraço.

Murilo Hildebrand de Abreu disse...

Eu tenho esse livro. Comprei num show do Bonequinho.
Quando comprei, jamais imaginaria que um dia teria o privilégio de trocar mensagens com o autor dos textos.
Obrigado, internet.

Eduardo Lara Resende disse...

Vim conhecer, aplaudir e seguir. Com entusiasmo.
Abraço.