terça-feira, 19 de outubro de 2010

A forma da rosa





A forma da rosa


Deus guia a minha mão

Deus guia as minhas palavras

Deus guia as minhas asas.


Vôo na cúpula do templo com as barbas brancas ao vento

cantando as litanias do esquecimento.


Deus estuda os meus ossos

Deus estuda os meus ossos pálidos.

Eu estudo a beleza antiga e nova de Deus nos meus ossos pálidos.


Você orava ante os meus ossos

você celebrava a memória e celebrava o esquecimento

ante os meus ossos.


Fui banido da vida.

Comendo a areia do deserto, comendo o pó dos ossos

sou profeta do vento

e das serpentes aflitas.

Deus é a minha voz calada, a minha língua decepada.


Deus é a rosa sobre os ossos.


Somos herdeiros do trono – feito de ossos

mas sobre os ossos está uma rosa

e a rosa é Deus.


Os séculos caem do relógio com estrondo.

A rosa foi exilada do jardim.


Os olhos cegos concebem a face única.

Ouçam o pássaro

ouçam o tempo

ouçam o vento da palavra.


Ouçam o verbo da rosa.


No deserto, na montanha, na ilha

a rosa como um pássaro canta sobre a pedra.


A borda do poço ainda guarda as marcas dos meus dedos.

A água guarda a minha face.

Os meus olhos cegos passeiam no escuro.


O mar vem dar à praia.

O mar vai se distanciando, até o alto-mar, até o eterno.

O mar leva a rosa até o eterno.


A rosa é a forma do eterno.


Sentado numa pedra

sentado na pedra do tempo

sou o profeta do vento.


Sou o oleiro moldando na argila

o esquecimento.


(2007)
_______

13 comentários:

Graça Pereira disse...

As rosas estão ainda em botão!
No silêncio de tantas noites,muitas vezes com orvalho nos olhos, vamos levedando. Por vezes o vento fecha-nos os punhos em protesto e apaga-nos o sorriso.
Na doacção pedimos acolhimento da nossa vontade desmedida de crescer ainda que com as pontas dos nossos ossos e os espinhos do silêncio, o esquecimento faça o seu ninho...
Contudo, as rosas continuam em botão!!
beijo
Graça

Anônimo disse...

Acho atual sua temática versar a natureza. Está perto o tempo em que ela será alvo ainda mais farto aos poetas, devido a sua escassez iminente. As rosas e o mar estão entre as coisas que mais me fascinam e versá-las invocando a DEUS foi de uma alquimia deliciosa.

Aplausos, poeta visionário!

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido Poeta
Como sempre o seu poema é mais que as palavras.


A rosa é a forma do eterno.


Sentado numa pedra

sentado na pedra do tempo

sou o profeta do vento.

Lindo

Beijinhos
Sonhadora

Adriana Godoy disse...

JC, gostaria de sentir isso que vc sente. Embora eu sendo agnóstica, sua poesia é divina. beijo

Anônimo disse...

Que lindeza!!!
Bjs.

Gerana Damulakis disse...

Mais do que lindo!

Jota Brasil disse...

pOXA VIDA...Nunca pensei na ideia de dar tanto simbolismo à rosa. Seu poema me intrigou, pelos multiplos significados que vi nele : )

Eliana Mora [El] disse...

"a rosa canta sobre a pedra' [...]
e tu a mim me encanta com este poema, JC.

Para quem 'enxerga' isso, meu carinho e amor de poeta.

El

chica disse...

Maravilhosa rosa e mensagem em tuapoesia!um abraço,tudo de bom,chica

Denise Portes disse...

Gosto muito de passear por aqui, sua sensibilidade sempre deixa algo muiuto bom no meu coraçao.
Beijo
Denise

Ira Buscacio disse...

Brandão,

Oleiro moldando na argila o esquecimento.
Vc tem a poesia nos olhos e assim, quando caem, suas mãos moldam essas natureza em tinta.

Gosto demais!

Bjssssss

BAR DO BARDO disse...

Você é um dos loucos de Deus. Desconfiávamos...

Unknown disse...

José Carlos!

Fiquei em êxtase!

Tenho certeza que você, é o poeta oleiro que Deus escolheu para dar vida às rosas e à representação que ela tem.

"E a rosa é Deus"

Maravilhoso!

Reverências minhas!

Beijos, poeta!

Mirze