sexta-feira, 9 de julho de 2010

A seriema




A seriema

A seriema majestosa me olha
E marcha a meu lado no capinzal.
A árvore projeta a sua sombra
Sobre as pedras brancas da montanha.

Um pequeno pinheiro inclina-se
Na encosta, sobre o vale sossegado.
A neblina sonolenta dança no ar.
Você não olha para trás.

Olho a sua face séria sobre o abismo.
Você caminha decidida
Sobre a trilha de folhas secas.
Você leva a paisagem nos olhos.

O verde cobre as montanhas.
Lagos azuis espelham o sol.
A seriema grita para o abismo
E corre com as asas abertas.

________



13 comentários:

Anônimo disse...

Queria olhar pelos olhos da siriema.

Beijo.

Sândrio cândido. disse...

mais uma vez a simplicidade ganha forma em um canto que tu mesmo diz ser têlurico...na verdade quando te leio sempre lembro da minha infância em minas gerais.

saudações.

Lídia Borges disse...

São aves estranhas, estas! Eu se fosse ave, usava as asas que são o motor do voo. Estas preferem correr. Que desperdício de recursos!
Interessante, o olhar expresso no texto.

Um beijo

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu amigo
Como sempre um belo poema...adorei

beijinhos
Sonhadora

Domingos Barroso disse...

Entre o espanto da siriema
e a sisudez contemplativa
da viajante, eis os versos
em plena ebulição e contentamento.

Forte abraço,
Poeta.

Anônimo disse...

vc leva a paisagem nos olhos....

queria ser siriema!
lindo demais

Eleonora Marino Duarte disse...

engraçado como o comentário de wal destaca exatamente o trecho inspiradíssimo que eu ia destacar: "Você leva a paisagem nos olhos."


muito delicada a observação... uma imagem de grande amor pela natureza.

todo o verso é belo, a foto inclusive! já estive com as siriemas e sei que se tratam de bichinhos bem desconfiados... caminhar lado a lado com uma é prova de pacífica energia e boa comunhão.

parabéns!

dade amorim disse...

Os sentidos agradecem, JC.

Um beijo.

Adriana Godoy disse...

O poema inteiro um delírio real, a natureza perto, o canto da siriema...destaco especialmente estes versos:
"A siriema grita para o abismo
E corre com as asas abertas."
Beijo

Fernando Campanella disse...

Boa noite,meu querido amigo Brandão. Li a entrevista com o Marcelo, e mais te admiro, perfeita. Nela ficaram bem claros, tua trajetória, teu projeto, teu fazer poéticos. Muito conhecimento para se atingir a metafísica, a transcendência na simplicidade. E tua poesia, assim, mais me encanta.
Grande abraço, e parabéns, meu caro amigo.

Luiza Maciel Nogueira disse...

Siriema viva! Paisagens em cada lugar. Original e tão profunda poesia. :) beijo

Unknown disse...

Minha bisavó frequentemente recitava esse poema, hoje ela faleceu com 101 anos...

Rosana disse...

Lindo poema. Qual o autor??