terça-feira, 25 de agosto de 2009

poeminhos para Aníbal Beça, que nos deixou hoje de manhã



deitado sob a árvore
o prisma das folhas
me entrega o universo

o tronco é grave
como o meu avô
dormindo a sua morte

quanto resplendor
o pássaro me traz o sol
nas asas, no canto

tenho estrelas nos olhos
minha estrada é larga
no horizonte de ouro

O silêncio e o pássaro.
O pássaro ia e voltava.
O silêncio, redondo.

A cor dos açafrões.
Giram no vento as folhas
e o grito dos pavões.

Estamos no outono.
O universo se concentra
numa folha seca.

O olhar se quebra.
Estrelas doidas
sobre o caos.

A madeira estrala.
A noite, como um morcego,
pende do telhado.

O raio partiu a árvore ao meio.
Foi como se o universo
tivesse desabado.

O luar penetra
na minha casa quieta.
Os lençóis são brancos.

A maçã repousa na mesa.
Nela pulsa a memória
da macieira.

É leve o meu caminho.
O perfume de uma árvore
me agasalha.

10 comentários:

nydia bonetti disse...

versos são asas
e o poeta flutua.
pássaro livre.

BAR DO BARDO disse...

para melhor dessa
foi em paz e poesia
bem anibal beça



... aos países menos densos que se deslimitam em deus...


"O silêncio e o pássaro.
O pássaro ia e voltava.
O silêncio, redondo."
- isso é lindo!

Fernando Campanella disse...

"o tronco é grave
como o meu avô
dormindo a sua morte"

"O silêncio e o pássaro.
O pássaro ia e voltava.
O silêncio, redondo."
- isso é lindo!

Muito lindo tudo, meu caro amigo poeta, a alma, no mínimo, refletindo o todo, isso é poesia. Grande abraço.

Adriana Godoy disse...

"É leve o meu caminho.
O perfume de uma árvore
me agasalha.
"Que Anibal descanse em paz e deve estar feliz à beça com esse belíssimo poema. beijo.

Fred Matos disse...

Tenho certeza que o Anibal gostaria desta homenagem.
O poeta partiu, mas deixou a sua poesia e amigos, muitos amigos, que o manterão vivo nas suas memórias.
Grande abraço

Adriana Godoy disse...

JC, O Fred postou em seu blog uma homenagem ao Aníbal. Vale conferir. É só clicar no seu nome no comentário acima. bj

Maria Maria disse...

Meu amigo!!!
Isso tudo é lindo!!! Se Bashô visse isso (e pode ser que veja)estaria orgulhoso de você assim como eu em ser sua amiga.

Um abraço,

Maria Maria

Joe_Brazuca disse...



o poeta poentando outro
um do lado dos homens
outro, agora,
do lado do seu criador

ele vê e ouve...
no caso de Beça,
tb canta !

bela homenagem, Brandão

abs

Joe

Beatriz disse...

Ola Jose.
É sempre uma lufada de ar fresco quando visito seu blog.
Lindo como sempre.
Deixo o perfume de meu sorriso, junto de um beijo meu.
Bea

Fernando Campanella disse...

Bom dia, Brandão, meu caro amigo. Respondi teu comentário sobre a alquimia das folhas lá em meu blogger. Grande abraço.