domingo, 9 de junho de 2019

Este país não é sério


                                                                                      Paul Gauguin



Este país não é sério


Os lobos uivavam entre os currais de pedra,
o touro erguia a argola pesada nas ventas,
um menino chorava os filhotes de raposa mortos,
a mulher sentia um estranho perfume de deserto
na roupa lavada secando ao sol e ao vento.
Este país não é sério e a roda d’água gira.
Ninguém olha para trás. A torre de Babel
balança mas não cai. Ícaro toma sol na lama.
Eu paro e olho o horizonte de boca aberta.
Quem me devolverá a língua que eu perdi?
Quem me devolverá o nome que eu perdi?
A minha pátria é uma língua estranha e inútil
cantada por um andarilho idiota no nevoeiro.









2 comentários:

Tais Luso de Carvalho disse...

Há muito já escuto que esse país não é sério, amigo Brandão! E não é mesmo, fazer o quê? Quisera eu contestar esse peso que carregamos, esse pacote cheio de laços e fitas por fora e por dentro pouco encontramos! Talvez se mudassem tudo lá naquele centrão que é capital, as coisas seriam diferentes...E olha que fazemos força!
Beijo, boa semana!

José Carlos Brandão disse...

Obrigado pela atenção, Taís. Beijo e bom fim de semana.