segunda-feira, 9 de março de 2009

A Menina Cega




Num lugar qualquer do mundo,
Uma menina cega, que eu não conheço, pensa em mim.
Olha para um lado, talvez para o outro,
E derrama uma lágrima num canto do olho

Por mim, que ela não conhece.
A menina cega pensa em mim
Como um morto anônimo, um fruto podre caído no chão,
Uma folha morta, uma árvore morta, um rio morto.

A menina cega pensa em mim
E vê a imagem de mil pássaros mortos à beira do rio,
Como pequenos anjos exterminados, sob uma única árvore morta.

O ar asfixia, mata; a terra se parte e esfarela, inútil.
Os homens morrem, inúteis.
A menina cega sabe e chora uma lágrima inútil, por mim.


(Foto de Sônia Brandão)

20 comentários:

Ester disse...

Ah meu amigo,

A pior cegueira é a do coração, sem dúvida nenhuma,

a cegueira do descaso, do conformismo, da miséria de espírito, enfim...

que não nos falte as forças
para lutarmos bravamente por mudanças,

que as nossas palavras façam ecos nos corações,


bjs e obrigada pela sua linda participação!

Valdeir Almeida disse...

Concordo com Ester.

Essa menina é cega dos olhos, mas enxerga com o coração. Já outros que deveriam cuidar da população, enxergam muito bem fisicamente, mas, por incompetência ou corrupção, não vislumbra perspectivas para a população.

Abraços

Compondo o olhar ... disse...

lindo, amei!!!!!! parabens pelo post.

abraços!!!

Christi... disse...

A cegueira do coração, da inexistência de apelo á necessidade do próximo.

Belo post.

Bjs,
Chris

Márcia disse...

Chora a menina pela cegueira do mundo?

Ainda bem que chora a menina...

lindo dia
beijos

Cristiane Marino disse...

Nossa que lindo e tocante!

A pior cegueira é daquele que não quer ver!
Aqueles que têm recursos para oferecer aos mais fracos, ficam aí anônimos a própria sorte!

Se puder me fazer uma visita! também estou participando da blogagem coletiva!
Beijos

Cris Animal disse...

Dizer o que?
Maravilhoso!
Enquanto houver o choro( ainda que inútil) paira no ar a esperança que a cegueira um dia encontre o raio de sol em uma porta aberta. Uma janela que ventile o amanhã.

Voltando ao blog e matando saudades
Beijo
..............Cris Animal

Mari Amorim disse...

Olá,
adorei seu texto,
estou participando da blogagem coletiva,
ficarei feliz com sua visita
beijos no coração
Mari

Graça disse...

Forte a mensagem do poema... poderosas as palavras. A cegueira...enfim...


Beijo

Fatima Cristina disse...

Gostei muito do texto sobre a menina cega. Bem pertinente a blogagem coletiva sobre Inclusao social.
Estou gostando muito de ler os vários e diferentes posts desta coletiva. E como eu sempre finalizo os meus comentários...
Espero viver o dia em que o acesso as oportunidades da vida chegue a TODAS as pessoas, com igualdade de direitos e benefícios.
Abraços, Fatima

BAR DO BARDO disse...

Lindo texto.

Unknown disse...

Muitas vezes pergunto como que simples atos de verdade como foi desempenhado pela Ester, nos faz entrar nesse mundo magico de verdade; esse mundo que ao mesmo tempo falamos de algo serio, encontramos novos amigos, novos conteudos. Isso se chama mudança, isso é incluir na sociedade, mostrando o que somos capaz. E hoje ao ler seu conteudo deparo com varias suspresas como essa, que faz eu parabenizar a vc.. pelo excelente trabalho...

Continuemos....abraços

Anônimo disse...

Quase uma cegueira branca ... linda poesia !

Mari Amorim disse...

Olá
Agradeço a visita e o comentário,que texto
maravilhoso.Parabéns!
volte qdo quiser e puder
beijos na alma
Mari Amorim

Zani disse...

Oi tbem estou participando da blogagem.
Lindo seu poema, a maioria das vezes cegos não são aqueles q não podem echergar com os olhos, mas os que não podem ver oq está na sua frente.
Parabéns

LiLi disse...

A menina chora por nós...

"Como um morto anônimo, um fruto podre caído no chão,
Uma folha morta, uma árvore morta, um rio morto."

Marcante texto.
Parabéns!

Mírian Mondon disse...

Belo e triste poema. As vezes me sinto assim como a sua menina,impotente...

Obrigada por seu comentario sobre o poema. Na verdade acho que seu estilo limpo e quase descritivo me remete a poesia Canadense que é jovem de alma e profunda de espirito!

Parabens pela bela participaçao!

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

"Eu sou os olhos do cego... e a cegueira da visão". A pior cegueira está no íntimo de cada um. Não adianta arregalar os olhos e não ver o que de bonito existe. O óbvio escraviza, precisamos olhar um pouco para dentro.Quando fecho os olhos vejomuitas coisas que eles,meus olhos,não me permitem ver, pois estão ocupados vendo vitrines. Belíssimo poema

Eduardo Santos disse...

Olá amigo. Procuro os companheiros blogueiros da Inclusão Social, por isso aqui estou. Gostei do poema da menina cega, é uma forma de homenagear a inclusão, sem duvida. Sigo viagem, pois tenho muitas visitas a fazer, mas espero voltar. Tudo de bom, amigo.

Tais Luso de Carvalho disse...

Nossa... que poema tocante!
Acho que essa menina ainda vai chorar muito mais.

Quando se der conta - com a sensibilidade dos cegos - que somos menores do que ela realmente imagina, que somos pequenos demais para compartilhar o amor, a solidariedade, o afeto... vai chorar muito. Pena que de nada vai adiantar: continuaremos iguais, são poucos os que pensam em mudar algo dentro de si. Adorei a foto.

Andei muito pelo seu blog e li coisas lindas; sensibilidade do poeta!

Beijos.
Tais