domingo, 30 de maio de 2010

Retrato




Retrato

Cresci com o mato, dentro de um caramujo.
Tinha a boca cheia dos ovos do arco-íris,
De meus poros brotava barro feito rãzinhas caolhas,
O limo me cobre quando durmo.

Uma faca me degola para que eu me esqueça,
Mas no gume frio o sangue lembra.
A água me lava até às raízes.
Sou feliz de tarde com o sol se pondo

Ou no fim da chuva, na mágica do pássaro.
Sou torto como o tiziu amoroso de costas,
Meu pulo ninguém vê, nem minha lira.

Pouso na árvore como uma estrela e canto,
Com as mãos trêmulas converso o êxtase da minha terra.
Os meus pés andam os caminhos e voltam.

________

7 comentários:

nydia bonetti disse...

'ando pelo mato com meus pés vermelhos em busca de sementes. se não as encontro, avoo e caço a semente no ar...' boa semana brandão!

Anônimo disse...

Esse eu-lírico deve nascer mesmo da terra, de tamanha sintonia com a natureza.

Beijo.

Lídia Borges disse...

"Sou feliz de tarde com o sol se pondo

Ou no fim da chuva, na mágica do pássaro".

Realço estes versos... Penso que poderia ter sido eu a escrevê-los.

L.B.

Maria Maria disse...

É, o diálogo é sempre criativo!

Um abraço,

Maria Maria

Fernando Campanella disse...

Acredito que a poesia é a recuperação do paraíso perdido. Teus poemas falam desse êxtase que deve ter sentido o homem original.
A poesia 'anda os caminhos e volta'.
Grande abraço, meu amigo.

Marcelo Novaes disse...

Brandão,


Retrato torto e feliz de vai-e-vens.







Abraços.

Gerana Damulakis disse...

A poesia mais telúrica da blogosfera; adoro visitar seu espaço, sua poesia.