quinta-feira, 9 de julho de 2009

Dois sonetilhos do falso



RETRATO

Em presságio e astúcia
Teço a minha angústia,
Rebeladas tochas
Acendo nas rochas

Da minha cratera
De sombras e febre.
Ó festa de sustos,
Luzes, quedas bruscas,

Ó tempos confusos,
Ó vácuos, ó fusos,
Imagem secreta

Em que se enovela
Esta minha musa,
Verdade profusa.


OS OFÍDIOS

Na concha das noites,
Sendas do olvido
E breus do ofício,
A cruz e os açoites,

Perdemos o lenho
Do sonho que somos,
Sem vôo no espelho
Que o recomponha,

Mas prosseguimos,
Solertes ofídios,
No pó que fala.

Perenes, eternos,
Nós voltaremos
À carne da alma.
________________________

Drummond publicou um "Sonetilho do falso Fernando Pessoa".
Eu venho com dois, mas apenas sonetilhos do falso - e a lembrança respeitosa de Pessoa e Drummond.

9 comentários:

BAR DO BARDO disse...

Olá, mestre JCB!

Retrato deixa um clima no ar... Talvez como um retratista tirando foto de Carlitos e revelando Dummonditos.

Nos ofídios, pó que fala e carne d'alma são peçonhas grotescas de lindas.

Parabéns, melhor do que esses tais de Pessoa - pleno de outros - e o lá das sete faces... Melhor, não, parelhos...

Abraço do seu amigo medievalesco.

BAR DO BARDO disse...

Drummonditos - sorry!

nydia bonetti disse...

Poderiam se chamar: sonetilhos das verdades profusas... Lindos, JC!
abraços!

Anônimo disse...

Muito lindo! Aqui em Itabira respiramos Drummond em toda parte.
Sobre o outro post, Sacramento é a terra da minha sogra.
Bjs.

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Verdades profusas, com certeza.parabéns

Fernando Campanella disse...

Nós voltaremos à carne da alma pois disso fomos feitos, do sopro no barro, imagem que o Intraduzível gerou. Muito belo o sonetilho 'Os Ofídios'. Grande abraço, meu caro amigo.

Adriana Godoy disse...

Adorei. Muito interesantes e fazem pensar. De falsos nada têm. Beijo.

Unknown disse...

de como questionar a teoria da falsidade...

bela homenagem a dois grandes "fingidores"


ABRAÇO

isabel mendes ferreira disse...

e eu ....


peço desculpa de aqui voltar.


mas já não é fingível que aqui não deveria estar.




.


mas gosto de o ler. hoje recomentei para fingir que não sei ler.


cumprimentos.


respeitosos.