quinta-feira, 4 de junho de 2009

Poemas breves




O CARAMUJO

O caramujo
entre as pedras e as flores
dorme a meu lado.


ASSASSINATO

Matei a lagarta
e a rosa vermelha
na minha roseira.


A VELA

A vela entre as flores
do altar na colina
queima em silêncio.


NA ESTAÇÃO

Murcha nas ruínas
da estação de trens
um ramo de flores.


A PAPOULA

A papoula floresce
nos meus olhos loucos
e morre.


A SOMBRA

Na sala vazia,
no espelho quebrado,
cai a sombra.


A RÃ

Uma rã coaxa
namorando a lua
na minha lagoa.


O CAVALO

Caído num buraco,
o cavalo morreu
de velhice.


OS CACHORROS

As casas no escuro
e os latidos dos cachorros
sob a chuva.


O LIMO

O limo escorrendo
no muro do quintal.
Saudades da infância.


A LAGARTA

A lagarta carrega
uma flor nas costas,
torta de dor, ao sol.


A ARANHA

Matei uma aranha
na parede da varanda.
Fiquei mais só ainda.


O RATO

Deitado na rede,
fiquei ouvindo um rato
que chiava no escuro.


O CACHORRO

Encontrei o meu cachorro
no cemitério entre os túmulos
a minha espera.


O COGUMELO

Vida branca ao sol,
cresce o cogumelo
entre os sabugos, no pasto.


A TAMPA

A tampa cobrindo
nada, nenhuma aparência,
enterrada no canteiro.


O PENSADOR

Macaco diante da morte,
em solidão no universo,
o homem pensa há muito tempo.


O REI E O POETA

O meu reino por um cavalo!
O meu reino por uma palavra!
A diferença entre o rei e o poeta.

____________________

“Poemas breves” é o título de uma das seções com... poemas breves, oras – de um livro com meus melhores poemas dos últimos 20 ou 30 anos que pretendo publicar, não sei se ainda este ano.

“Poesia mínima” é muito bom – e eu terei umas três seções de poemas breves nesse livro... – mas explica muito já no título.

Gostei do nome “poemínimos” – mas até uma antologia de poemas de Beckett em português tem esse título. E vai lembrar “poesia mínima”, “minimalismo”, teorias sobre a poseia com o mínimo de recursos – que pode ser o que tento fazer, mas não preciso confessar já no título.

“Poemas breves” me parece o ideal – não diz nada, apenas que são curtos.

10 comentários:

Unknown disse...

qualquer q seja o título, eu vou querer o livro. faço já a minha reserva:)

beijo

Cristiano Melo disse...

Brandão,
seus "poemas breves" possuem uma linha condutora que é, ao meu ver, o esteio de um grande poema em doses homeopáticas que tratam do tempo e da natureza como metáfora desta reflexão, sempre o Tempo que nos leva a solidão, a morte, ao pensamento, a ação ou imobilidade.
Parabéns pela obra
abraços de Brasília

Em-conexão disse...

Puxa é muito gostoso experenciar imaginários e arquétipos tão profundos, aí disponíveis, mas antes não visitados pela minh'alma. Gostei dessa silhueta que sobressaiu sobre a vida do cavalo. Ora, o fato dele morrer de velhice e não pela queda me chamou bastante a atenção. Me lembra o seguinte: Uns passam pela Terra e continuam num sono profundo, desde que vieram, outros vivem. Vivem do primeiro suspiro ao casulo, e do casulo à libertação da borboleta, numa continuidade infinita.

Anônimo disse...

Poemas podem ser curtos, mas as reflexões que provocam são bem intensas.
Bjs.
P.S: vou querer o livro tb.

EDUARDO POISL disse...

Sorri quando a dor te torturar
E a saudade atormentar
Os teus dias tristonhos vazios

Sorri quando tudo terminar
Quando nada mais restar
Do teu sonho encantador

Sorri quando o sol perder a luz
E sentires uma cruz
Nos teus ombros cansados doridos

Sorri vai mentindo a sua dor
E ao notar que tu sorris
Todo mundo irá supor
Que és feliz


(Charles Chaplin)

Desejo um lindo final de semana com muito amor e carinho.
Abraços Eduardo Poisl

vieira calado disse...

Eu chamo-lhes poemetos.

Até já publiquei um livro.

Gostei dos seus.

Um abraço

José Heitor Santiago disse...

O meu reino por um cavalo!
O meu reino por uma palavra!
A diferença entre o rei e o poeta.



Majestosos os seus poemas; só um poeta-rei!

Parabéns!
Gostei de todos!

Abraços poema,

jhs

BAR DO BARDO disse...

quintana chamava aos seus de "os meus poeminhos" - eu gosto do natural, poeminhas.

vc escolheu bem, entanto, poemas mínimos, less is more.

bom, bom. bom.

BAR DO BARDO disse...

eu li, sim, mas não li o que estava escrito... enfim, dei a minha opinião: poemas mínimos.

ri ri ri!!!

(o do cavalo é de fazer chorar).

Adriana Godoy disse...

Olha só...adorei! Esses poeminhas nos dizem tanto!!! Beijo.