domingo, 22 de fevereiro de 2009

O Lavrador



O LAVRADOR

Lavro a palavra
com o arado
quebrando pedras.


PASCAL

O silêncio eterno
do abismo infinito
me alucina.


O CÉU

Toquei o céu
com as mãos nuas.
Sangraram.


IDEAL

O círculo perfeito
do pássaro
no abismo.


CONTRA

Contra mim mesmo,
amo a morte antes de tudo.
Depois a estrela do mar.


DOMICÍLIO

A morte será
o meu domicílio
enquanto viver.


MÉTODO

O poeta escreve
com estrelas, pedras, pássaros.
Não com palavras.


AS AFOGADAS

As filhas das estrelas
se afogaram
no mar.


O VASO

Um vaso de barro
o desenho de uma jovem
renasce das cinzas.


A LUA AZUL

A lua azul se levanta
sobre o pinheiro verde
e mergulha no lago.


O ARAME FARPADO

O arame farpado
entre o olhar e o nevoeiro
estrangula a paisagem.


A SEMPRE-VIVA

A sempre-viva
entre as pedras da Canastra
sorri ao sol.


POSE

Na terra molhada
do canteiro de buganvílias
a pomba posa para a foto.


O MORTO

Quem eu fui morreu.
Não sou um outro no espelho,
mas ninguém.


NADA

Não me sobrou nada.
Perdoá-los por quê?
Um morto não esquece.


RETORNO

Ainda retornarei
à mínima desordem
do mar.


ECLIPSE

Nas pétalas de magnólia
te exilas
em mito transmutada.


ELIPSE

A morte
separa a rosa da sombra
no abismo.



O Lavrador + 17 poemas à escolha do leitor.
21-02-09
Fotos: JCMBrandão

6 comentários:

Anônimo disse...

Curiosamente foi o acaso q.aqui me trouxe.Gostei das palavras,tristes,
talvez,mas transmitindo um estado de Alma.
E das belíssimas fotos.
Promessa de voltar.
Abraço.
isa.

Paula Raposo disse...

Obrigada pela visita carinhosa que me fizeste e que por isso me permitiu vir ler-te. Gosto. Beijos.

Neve disse...

Belos poemas...se tirar os títulos, serão verdadeiros haikais!
parabéns. quando quero publicar um poema a maior dificuldade para mim é ilustrar. Vc e a Sonia não têm esses problema; vcs são um manancial vivo de fotos interessantes! Que sorte!

PB disse...

check out the FUNNY new post on
http://updownlongwayaround.blogspot.com/
the laugh is on me and pass it on to others
PB

Saulo Prado disse...

Estou só batendo o ponto!!!
Vim conhecer o seu cantinho; e estou adorando, serei presença constante aqui.
Parabéns...

Tabem sou um lavrador de palavras...

Heduardo Kiesse disse...

palavras depuradas e de uma leveza que se supera! palavras que falam com a alma por serem sinceras!
forte abraço